Quantcast
Channel: Belém - Notícias e tudo sobre | CNN Brasil
Viewing all articles
Browse latest Browse all 129

Nome de Alckmin ganha força para presidir COP30

$
0
0

Líder da delegação brasileira na COP29 em Baku, no Azerbaijão, o nome do vice-presidente Geraldo Alckmin ganhou força para presidir a COP30, em Belém, em 2025.

A ideia do governo brasileiro é indicar um “nome forte” para comandar a conferência climática no próximo ano — e, de quebra, fazer um aceno político ao vice-presidente.

Até o momento, estavam sendo cotados o secretário do clima e meio ambiente do Itamaraty, André Corrêa do Lago, e a secretária de mudança climática do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni.

Nomear Alckmin, entretanto, daria mais peso político ao cargo, especialmente pela sua experiência como gestor e por sua ligação estreita com o setor produtivo — ele também chefia o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

Além disso, ainda segundo fontes do governo, seria uma forma de ter na presidência da COP alguém com status ministerial — o que não é obrigatório, mas já virou tradição.

Politicamente, a nomeação aplacaria o mal-estar de Alckmin em torno das negociações sobre quem será o vice da chapa petista em 2026, e poderia turbinar uma eventual candidatura sua ao Senado Federal.

Interlocutores da comitiva brasileira na COP29 apontam que o fato de Alckmin ter sido enviado a Baku — no lugar de Lula, que não viajou por razões médicas — “abriu uma porta importante”.

O presidente da COP30 — responsável por articular as tratativas com outros países e organizar as agendas da conferência climática — deve ser anunciado ao fim da COP29.

O que muda com a decisão do STF sobre CLT para servidor público?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Nome de Alckmin ganha força para presidir COP30 no site CNN Brasil.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 129