Antes da posse nesta quarta-feira (1º), o prefeito eleito de Belém, Igor Normando (MDB), conversou com a CNN inclusive sobre COP30 logo no primeiro dos próximos quatro anos como gestor.
Ele apontou, como principal desafio para 2025, “implementar uma reforma administrativa abrangente”.
“Pretendo reduzir o número de órgãos municipais em cerca 20%, passando de 42 para aproximadamente 30, visando aumentar a eficiência e reduzir custos. Além disso, estamos nos preparando intensamente para sediar a COP30, o que exigirá investimentos significativos em infraestrutura e melhorias urbanas”, disse Igor Normando.
O prefeito afirma estar “comprometido em manter uma postura colaborativa com todos os vereadores, incluindo os da oposição, sempre visando o bem-estar da população de Belém”.
“Minha campanha foi marcada por uma aliança partidária, demonstrando minha disposição para o diálogo e construção de consensos”, acrescentou.
Eleito no segundo turno das eleições municipais de 2024, Igor Normando derrotou Éder Mauro (PL). Na ocasião, ele conquistou 56,36% dos votos válidos.
Ao ser questionado sobre como pretende trabalhar em conjunto com os governos estadual e federal, ele declarou valorizar “profundamente as parcerias institucionais”.
“Já expressei minha gratidão pelo apoio do governador Helder Barbalho [também do MDB] e reconheço a importância de trabalharmos alinhados com os governos estadual e federal. Em novembro de 2024, tive a oportunidade de me reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva [PT], o governador Helder Barbalho e o ministro das cidades, Jader Filho [MDB], em Brasília, para discutir projetos prioritários para Belém, incluindo as obras do PAC e a preparação para a COP30”, contou.
Outro tema abordado na conversa foi como melhorar a transparência do Executivo municipal. O prefeito indicou que pretende “revisar processos licitatórios e outras práticas administrativas, para garantir que sejam conduzidos de maneira clara e eficiente, mantendo sempre a população informada sobre nossas ações”.
“Comprometo-me a apresentar, à população, um relatório detalhado sobre a situação da prefeitura ao assumir o cargo, demonstrando total transparência”, ressaltou o gestor.
Já sobre as prioridades para os primeiros 100 dias, Igor Normando enumerou três “focos” de trabalho: “mutirão de limpeza urbana”, “reforma administrativa” e “preparação para a COP30”.
“Realizaremos um grande mutirão de limpeza dos canais da cidade para minimizar os problemas de alagamento durante o inverno amazônico, que quase sempre é rigoroso”, explicou.
“Iniciaremos também a reestruturação da administração municipal para reduzir o número de órgãos e cortas despesas, buscando maior eficiência na gestão pública”, complementou o prefeito.
“Daremos início às obras e melhorias necessárias para que Belém esteja pronta para sediar essa importante conferência internacional, colocando nossa cidade em destaque no cenário global. Estou confiante de que, com trabalho árduo e colaboração, alcançaremos nossos objetivos e proporcionaremos uma Belém melhor para todos. Belém será capital da Amazônia”, concluiu.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Reforma administrativa é prioridade em 2025, diz prefeito eleito de Belém à CNN no site CNN Brasil.